Bahia abre 10 mil vagas para cursos técnicos a partir de segunda-feira (20)

0

Nesta segunda-feira (20/07), a rede estadual de ensino inicia as inscrições para mais de 10 mil vagas em com mais de 52  cursos técnicos. Enfermagem, Administração, Redes de Computadores são algumas das opções.

Em todo o estado, são 10.035 vagas, 4.300 delas na Região Metropolitana de Salvador  – capital, Simões Filho e Camaçari. As inscrições seguem até quinta-feira (24).

Bateu aquela fome? Disk Pizzas e salgados em Conceição de Jacuípe

Os candidatos devem saber ler e escrever, ter mais de 18 anos e já ter feito pelo menos uma série do ensino fundamental.

As vagas ofertadas atendem a dois programas: o de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores Integrada à Educação de Jovens e Adultos em nível fundamental e o de Educação Profissional Técnica (nível médio). No primeiro programa, pode participar quem já concluiu o fundamental e quer fazer o ensino médio junto com o técnico. Nesse caso, deve  se inscrever no Proeja Médio, que reserva mais da metade das vagas: 5.515.

Quem não concluiu o fundamental tem a chance de fazê-lo junto com um curso técnico, em 2 anos e meio. Para essa modalidade, conhecida como o Proeja Fundamental, há 315 cadeiras reservadas nas escolas participantes. 

Não há uma seleção para nenhuma das duas modalidades: basta consultar a escola que oferece o curso que deseja (ver ao lado) e se inscrever. 

Outras 4.205 vagas foram abertas para atender uma lista de espera de um sorteio eletrônico feito no final do ano passado (inicialmente, para atender as vagas do 1º semestre) do programa Médio Subsequente (Prosub), também conhecido como pós-médio. Nessa categoria, são atendidos apenas estudantes que já concluíram o ensino médio e querem retornar para a escola para aprender uma profissão de nível técnico, em dois anos. 

Esses estudantes serão convocados, entre 20 e 24  deste mês, para comparecer à escola e efetuar a matrícula.

É preciso ficar atento à relação da lista de espera no site da secretaria: www.educacao.ba.gov.br

 

Publicado em 19 de julho às 18h06

 

Comente essa matéria

Seu endereço de email não será publicado.